1) O que é porta de comunicação 1935?
SIM é um aplicativo
baseado em servidor que requer uma conexão com o seu navegador (o
cliente). Essa conexão é feita através da porta 1935, caso
você esteja usando uma rede corporativa, solicite ao administrador o
desbloqueio dessa porta no firewall.
2) O que significa Velocidade
(Bandwidth)?
A velocidade indica a
quantidade de dados que a sua conexão à Internet recebe a cada
segundo.
Determinar a velocidade de
download que você precisa depende totalmente do número de
colaboradores que você tem de receber. Se você participar em uma
sala com áudio e vídeo de um Apresentador e mais três coloboradores, vai precisar de banda suficiente para
receber os quatro streams delas em paralelo, se cada
um tiver transmitindo a 128 Kpbs, sua banda precisa
ser de 512 Kpbs de download. Conforme o número
de usuários dentro da mesma empresa (compartilhando o mesmo link com a
internet), pode ser preciso maior largura de banda.
Consulte seu administrador de redes!
Para uma
videoconferência, com uma baixa qualidade de vídeo, recomendamos
pelo menos 64 kbps para cada participante que
você for receber. Para alta qualidade de vídeo, recomendamos pelo
menos 256 kbps para cada participante.
Os sintomas de
insuficiência de velocidade são:
Os outros participantes
informam que o seu áudio esta meio picotando.
Os outros participantes
informam que algumas vezes o seu vídeo congela.
Os outros participantes
informam atrasos enquanto há comunicação com o
Apresentador.
3) O que é Latência?
Latência é o
atraso que ocorre durante a transmissão de dados. Se sua latência
estiver muito alta acima de 1000ms., isso significa
que em algum lugar entre seu computador e o servidor muito tempo é
perdido ao enviar os dados de teste. Latência é muitas vezes
causada muito trafego na rede, por sinais sem fios fracos, equipamento de roteamento defeituoso.
Se seus os resultados dos
testes de velocidade forem bons, mas você experimenta uma alta
latência recomendamos um dos seguintes procedimentos:
Mudar para cabo ethernet, em
vez de Internet sem fios, se possível.
Contate o seu administrador
de redes para executar testes de latência e sinal ruído na sua
conexão com a internet.
4) Como é feito o acesso dos
usuários às salas do SIM?
O Administrador do sistema dentro da empresa é o responsável pela
criação dos logins e senhas dos
usuários. Todos os usuários serão cadastrados em salas
conforme a necessidade. O acesso a estas salas é feio através do
site do SIM MANAGER, no qual deve ser informado o login
e a senha do usuário. Cada usuário visualiza suas salas, conforme
configurações realizadas pelo Administrador. Além disso,
é possível o acesso de usuários convidados, sem a
necessidade de cadastrá-los previamente. Neste caso, basta o
usuário acessar o site SIM MANAGER colocando o nome da empresa
após a barra (http://sim.rksoftwares.com.br/aqui_o_nome_da_empresa),
informar seu nome e email e participar da sala.
5) Acessei a uma sala, mas não
posso fazer nada?
Esse comportamento é
esperado. Existem 3 tipos diferentes de
usuários no SIM: Os Administradores da conta (preto - máximos de
direitos), os Usuários (roxo – acesso mediante login
e senha) e os Convidados (verde – pessoa sem login
e senha).
O mais provável
é que você ingressou como Usuário ou Convidado, o que
significa que você não tem permissão: você pode bater
papo usando o chat e solicitar a atenção do Administrador
clicando sobre o ícone levantar a mão.
O Administrador tem a
opção de atribuir a qualquer Usuário ou Convidado a permissão
de ser um apresentador ou inciar como colaborador. Se
você gostaria de falar, melhor pedir ao Administrador, pelo chat, para
dar-lhe o direito de fazê-lo.
6) Há um limite de participantes?
O limite de participantes é
determinado pelo número de conexões contratadas. Essas
conexões são compartilhadas entre todas a
sala, exemplo: Se contratar 30 conexões poderá abrir uma
única sala com 30 usuários ou três salas com 10 usuários
cada, para reuniões simultâneas entre diferentes equipes e/ou
projetos.
7) É possível personalizar
o ambiente de trabalho do SIM com as cores e logo do cliente?
Sim. É possível personalizar o layout do SIM de acordo com a
identidade visual do Cliente. Também há a possibilidade de criar
dentro do site da empresa um link para acesso ao SIM.
8) É possível gravar um
evento ou reunião?
Ainda não, mas em breve essa
função será disponibilizada.
DICAS
> Usar um fone com microfone(headset) é
essencial, isto faz com que seja diminuído o retorno do áudio por
caixas de som, evitando assim ecos e ruídos.
> Testar a conexão
antes de acessar a sala, isso evita que o tempo de comunicação de
áudio e video chegue até os
participantes com um certo retardo.
Entre em contato com a RkSoftwares.
Se você seguiu todos
os passos acima e ainda está com problemas, entre em contato conosco.